terça-feira, 7 de maio de 2013

Natação para bebês


NATAÇÃO PARA BEBÊS – A natação para bebês surgiu na Austrália, em 1939, mas no Brasil a pratica demorou a chegar e ainda teve que combater diversos preconceitos. Fora somente na década de 80 que os primeiros artigos começaram a ser publicados sobre o assunto. Médicos e fisioterapeutas afirmam que quando mais antes a criança começar a natação, melhor para sua saúde. Recomenda-se que se inicie com bebês a partir de 6 meses, já que se forem mais novos, pode-se correr o risco de contrair uma gripe, pois o bebê ainda não tem o sistema imunológico completamente formado.
grey NATAÇÃO PARA BEBÊS
A função da natação nessa idade não é principalmente ensinar a criança a nadar, mais sim ajudar no desenvolvimento motor e psicológico, cardiorrespiratório e neuromuscular, e também ajudar na socialização. A presença de um dos pais é importante, já que o bebê é bem dependente da figura paterna nessa idade. Os brinquedos dispersos na piscina, e a água mais quente (o indicado é que seja em torno de 30ºC, morna), ajuda a criança a se divertir e se desenvolver saudavelmente. Para não cansá-los demais, o recomendável é que a aula seja de no máximo 45 minutos.
 
A água também é tratada de modo especial, com mais sal, e menos cloro, na composição. São formados grupos de mais ou menos 4 bebês por aula, para que possa ser dada a devida atenção a criança. Alguns truques são usados para ensinar o bebê a nadar, como por exemplo, na hora de aprender a prender a respiração, para que o bebê não sofra tanto, a professora tende a assoprar seu nariz antes de mergulhá-lo na água, para que ele compreenda que é necessário prender a respiração. A aula é indicada para todas as crianças acima de 6 meses. A contra indicação vale apenas para bebês com alergia a cloro e doença de pele.

Nenhum comentário: