sábado, 28 de junho de 2014

SINTOMAS E TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE

grey SINTOMAS E TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE
osteoporose é uma doença caracteriza por uma condição metabólica que implica na diminuição progressiva da densidade óssea, o que aumenta consideravelmente o risco de fraturas. Para entender os sintomas e tratamento da osteoporose, é preciso antes entender que os ossos são constituídos por uma matriz, onde são depositados complexos minerais com cálcio. Os ossos estão em constante processo de renovação, isso porque são constituídos por células osteoclastas, encarregadas de reabsorver as áreas envelhecidas, substituindo por novas. É esse processo permanente que permite ao osso se reconstituir quando ocorre uma fratura no osso. Também por isso o esqueleto humano se renova por inteiro a cada dez anos.

Quando ocorre um problema

A situação se complica, porém, quando o tempo passa e a absorção das celas velhas aumenta pelo organismo, enquanto a formação de novas células ósseas acaba diminuindo. O resultado disso é a osteoporose, quando os ossos se tornam mais porosos, com menos resistência. A osteoporose é caracterizada por grandes perdas da massa óssea, que podem terminar em fraturas espontâneas, resultado de pequenos impactos, como tosse ou espirro, por exemplo. A osteoporose é comumente uma condição ligada ao envelhecimento natural e pode se manifestar em homens e mulheres, mas atingindo principalmente estas últimas após a menopausa, devido a queda na produção de estrogênio.
 

Conheça as causas e fatores de risco da osteoporose

entre os fatores de risco que podem acabar desencadeando a osteoporose estão o uso de medicamentos à base de cortisona ou heparina; histórico familiar da doença; pessoas que tenham a pela muito branca, sejam baixas e magras; asiáticos; que esteja com deficiência na produção de hormônios; alimentação com deficiência de cálcio e vitamina D; baixa exposição a luz solar; repouso prolongado; tabagismo; sedentarismo; consumo excessivo de álcool; desenvolvimento de certos tipos de câncer; e doenças reumatológicas.

Como saber se estou com osteoporose?

A maior dificuldade do diagnóstico da osteoporose é que a doença se instala silenciosamente. O primeiro sinal só dá indício quando a doença já chegou a uma fase avançada, quando uma fratura espontânea ocorre devido a um osso muito fraco e poroso, incapaz de suportar qualquer trauma ou esforço mínimo. Quem sofre de osteoporose enfrenta comumente lesões nas vértebras por compressão, levando a problemas na coluna e ainda a diminuição da estatura. Diretamente na aérea em que ocorreu a fratura ou desgaste, o paciente sofrerá dores intensas.

Sintomas e tratamento de osteoporose

Existe tratamento? Como são várias as causas que podem ter determinado a osteoporose, é indispensável conseguir determinar a origem antes de determinar o tratamento. A proposta com isso é conseguir diminuir a dor, evitar novas fraturas e manter a função dos membros e estrutura óssea. De acordo com o quadro de cada paciente, existem várias classes de medicamentos que podem ser usados para o tratamento, desde hormônios sexuais, até os bisfosfanatos, modeladores de receptores de estrogênio e a calcitonina de salmão. Somente em casos mais graves é recomendada a administração subcutânea diária de hormônio das paratireoides.

Nenhum comentário: