sábado, 28 de junho de 2014

COMO DEFINIR A TEMPERATURA DE UMA BOLSA DE ÁGUA

grey COMO DEFINIR A TEMPERATURA DE UMA BOLSA DE ÁGUA
As bolsas de água, quente ou geladas, são opções práticas para termos mais conforto e alívio quando nos machucamos. Basta aplicar a bolsa d’água sobre os músculos distendidos ou nervos comprimidos. Apesar de ser um recurso muito útil, nem todo mundo sabe como definir a temperatura de uma bolsa de água.
Não é só aquecer ou utilizar a água gelada na geladeira e colocar sobre o local atingido. Ao determinar a temperatura, você deve saber detalhes sobre os tipos de temperatura que você pode escolher para cada machucado, bem como o tipo de bolsa ideal. Pensando em quem deseja saber como definir a temperatura de uma bolsa de água, entre outros detalhes relacionados, separamos algumas dicas para você não cometer erros.
 

Como definir a temperatura de uma bolsa de água

1. Quando usar bolsa de água quente

O calor da água quente dentro da bolsa deve ativar a circulação sanguínea, facilitando a migração dos leucócitos, que são as células de defesa, para o local machucado. Assim, a recuperação será mais eficaz com o auxílio da bolsa de água quente.
Utilizar a bolsa é indicado para quem fez esforço muscular e quer evitar maiores problemas decorrentes dos exercícios. Além disso, temperaturas mais altas são recomendadas para quem tem cólicas, dores nas articulações (artrite ou artrose), dores nas costas ou torcicolo. É aconselhável utilizar por aproximadamente 39 minutos, de 3 a 4 vezes.

2. Quando usar bolsa de água fria

No caso da bolsa de água fria, é necessário aplicar o recipiente imediatamente após uma contusão, pois o frio diminui a hemorragia interna, evitando inchaço e formação de hematomas, além de minimizar a dor. O uso de bolsa d’água fria é recomendável ainda para os seguintes problemas: dores de cabeça ou enxaquecas; pancadas no corpo; torções; extrações de dente; além de pequenas hemorragias.

3. Temperatura ideal da bolsa

Há bolsas específicas para cada tipo. Para a água quente, o material é mais resistente e tem um lacre bem forte. Já as de água gelada são mais focadas na parte térmica, para desacelerar o processo de derretimento do gelo. Você pode manter as bolsas de água gelada no congelador de sua casa, já que elas são utilizadas para emergências. Elas vão virar pedras de gelo e você não vai ter o problema de retirar os cubos de gelo da forma e enrolar num pano caso precise.
Já a água para a bolsa quente pode ser fervida em fogo alto para ir mais rápido. Em seguida, deposite o líquido na bolsa e deixe esfriar um pouco, mas só o suficiente para conseguir tocar na pele sem deixar vermelhidão. Você pode ainda regular a temperatura esquentando a água no micro-ondas. Caso a temperatura da bolsa fique muito fria ou muito quente, use um pano para proteger a pele de queimaduras.
Trate o problema:
Tanto a bolsa de água quente quanto a fria pode ajudar a aliviar dores e problemas momentâneos e até evitar que um machucado fique pior. Mas em alguns casos, isso não basta. O ideal é não tentar tratar fraturas e outros problemas mais sérios somente com a bolsa.
Se você continuar com dores, pode ser sinal de lesão na parte do corpo afetada. Por isso, é importante procurar um médico ortopedista ou um fisioterapeuta para iniciar o tratamento mais adequado. Durante o tratamento, pode ser que o médico indique a utilização da bolsa de água fria ou quente, para ajudar nas dores. Portanto, mantenha sua bolsa d’água por perto.

Nenhum comentário: