sábado, 28 de junho de 2014

COMO DIMINUIR OS SINTOMAS DA MENOPAUSA

grey COMO DIMINUIR OS SINTOMAS DA MENOPAUSA
Quando a menstruação cessa, as mulheres precisam encarar os desafios da menopausa. Para ter menos problemas durante essa nova etapa da vida, é importante saber como diminuir os sintomas da menopausa, os quais podem atrapalhar a rotina feminina caso não haja o devido preparo.
Mas que sintomas são esses? Durante a menopausa, dependendo do organismo e de como será a reação de cada mulher, podem surgir sintomas como ondas de calor, suores noturnos, insônia, diminuição do desejo sexual, irritabilidade e alterações no humor, depressão, ressecamento vaginal, redução da atenção e da memória. Para diminuir os sintomas da menopausa você pode apostar em algumas mudanças na sua alimentação e também em seus hábitos no dia a dia.
 

Como diminuir os sintomas da menopausa

Como diminuir os sintomas da menopausa com a alimentação? Uma dica é investir em alimentos com soja e seus derivados. Isso porque a soja é rica em isoflavonas, uma substância que ajuda a amenizar os sintomas por ter função de substituir os hormônios que faltam por conta da menopausa.
Outra recomendação é comer alimentos diuréticos, como alface, abacaxi, pepino e vários outros, que também ajudam com a sensação de inchaço, assim como tomar muito líquido. Também é importante evitar alimentos enlatados durante as refeições, para manter baixos os níveis de sódio e gordura. Para esse período, também é bom consumir menos cigarro e álcool.
Por que ficar atenta à alimentação? É preciso tomar cuidado com o que se come porque a menopausa favorece o acúmulo de gordura abdominal, assim como doenças cardiovasculares, aumento de colesterol, diminuição de cálcio e ainda outros problemas. Portanto, uma alimentação equilibrada, rica em cálcio e fibra, sem gorduras, é o ideal. Invista ainda no consumo de frutas, que funcionam como rejuvenescedoras naturais, combatendo radicais livres.
Além disso, aposte em atividades físicas, pois realizar exercícios diariamente é um hábito que também ajuda a manter o organismo em equilíbrio. Basta uma simples caminhada diária para exercer uma grande diferença no funcionamento do organismo. Qualquer atividade física já ajuda a produção de outros hormônios, como a serotonina, que ajuda a dar ânimo e disposição.
Você pode recorrer a atividades como hidroginástica, natação, corrida, bicicleta, dança e outras práticas em grupo, como vôlei. Dependendo da reação do seu organismo, apenas simples adequações na alimentação e a prática de exercícios são medidas suficientes para amenizar os sintomas da menopausa, tornando desnecessário o uso de reposições hormonais.
A fase anterior à menopausa é conhecida como climatério, quando os ovários gradativamente cessam a produção dos hormônios progestógeno e estrógeno. É comum que essa fase da vida atinja a mulher entre os 45 e 55 anos de idade, mas pode acontecer em alguns casos mesmo antes dos 40 anos, considerada uma menopausa precoce.
Como vimos, o problema é que tal mudança no corpo vem acompanhada de diversos sintomas desagradáveis, decorrentes da ausência dos hormônios que antes equilibravam o organismo. Entretanto, as nossas sugestões vão teauxiliar a diminuir os sintomas da menopausa.

Nenhum comentário: