domingo, 28 de setembro de 2014

Os benéficos da berinjela

A berinjela é um legume anual, que tem como época ideal de plantio o período entre os meses de setembro e fevereiro. No entanto, em regiões que apresentam clima quente, a berinjela pode ser cultivada durante todo o ano. Se você conhecer as vantagens de comer berinjela, sua vontade de incluir esse alimento no seu cardápio será bem maior.

Principais vantagens de comer berinjela

Muita gente consome os diferentes tipos de berinjela em suas refeições sem nem imaginar quais são as vantagens de comer berinjela, que pode ser clara, rajada ou escura. Entre as vantagens de comer berinjela estão sua capacidade de diminuir o colesterol, além de fornecer diversos outros benefícios à saúde.
grey VANTAGENS DE COMER BERINJELA
Devido à sua composição nutricional, a berinjela é uma fonte de vitaminas e minerais. Para você ter uma noção, 100 gramas de berinjela crua contêm grandes quantidades de: magnésio, zinco, potássio, cálcio, ferro e fósforo. As principais vitaminas encontradas são as vitaminas A, B1, B2 e C.
Outra vantagem da berinjela é que ela apresenta uma grande quantidade de água em sua composição, o que garante uma boa hidratação com seu consumo, além de alta porcentagem de fibras. A berinjela também apresenta poucas calorias, o que ajuda quem está tentando controlar ou diminuir o peso.
Além de conter esses vários compostos, a berinjela ainda apresenta diversos fenóis que agem como antioxidantes no organismo. Os fenóis possuem atividade anti-inflamatória e evitam a aglomeração de plaquetas sanguíneas. A berinjela também consegue inibir a ação dos radicais livres no organismo para proteger as moléculas de DNA e prevenir processos carcinogênicos.

Alguns mitos sobre a berinjela

Apesar de ter muitos nutrientes e vitaminas, nenhum estudo científico chegou a comprovar que o consumo frequente de berinjela ajuda a diminuir o colesterol. Também foram feitos testes para comprovar a eficácia da berinjela misturada ao suco de laranja, para efeitos sobre os níveis plasmáticos de colesterol total e suas frações LDL, VLDL e HDL, bem como de triglicérides. Mesmo que os resultados dos testes tenham sido inconclusivos, recomenda-se o consumo frequente da berinjela, em virtude de seus nutrientes.

Composição da berinjela

A berinjela apresenta uma boa quantidade de nutrientes importantes para manter condições de saúde satisfatórias. Entre os nutrientes que compõem a berinjela estão o magnésio, que atua na constituição dos ossos e dentes; o zinco, que atua no crescimento e ainda ajuda no desenvolvimento do sistema imunológico; o potássio, que ajuda na contração muscular; o cálcio, importante para a formação dos dentes e ossos, além da transmissão de impulsos nervosos; as vitaminas B1 e B2, importantes para o metabolismo; a vitamina C, que atua como antirradical livre, facilitando a absorção do ferro e da glicose e age na fabricação dos neurotransmissores.
Agora que você conhece os benefícios da berinjela, passe a comer mais esse alimento.

Nenhum comentário: