segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Benefícios de escovar a lingua


Além de escovar os dentes ao menos três vezes por dia e usar o fio dental uma vez, a higiene bucal apenas é completa quando se escova a língua também. Existem muitos benefícios de escovar a língua, sendo que entre eles está evitar o mau hálito e prevenir cáries. Isso porque a língua costuma estar com muitas bactérias e se elas permanecerem na sua boca depois da escovação de nada vai ter adiantado o procedimento realizado.
grey BENEFÍCIOS DE ESCOVAR A LÍNGUA

Como escovar a língua

Ao saber como escovar a língua, você consegue eliminar as bactérias que se depositam profundamente no tecido da sua língua e das papilas gustativas. Nesse local elas se desenvolvem com facilidade, uma vez que é um lugar úmido e escuro. Além disso, facilmente você pode constatar que deve saber como escovar a língua, pois é bem provável que se não o faça enxergue uma placa branca ou amarelada em sua língua, no fundo.
 
Essa placa é a chamada saburra lingual, responsável pela halitose, popularmente conhecida como mau hálito, que afeta 85% da população. Em geral, o cheiro ruim é o resultado dos gases derivados do enxofre, que contem a saburra. Além disso, os fumantes devem redobrar o cuidado com a escovação da língua.
Outros benefícios de escovar a língua também diz respeito a evitar a gengivite e outras doenças que podem acometer a sua boca. Quando não higienizada corretamente, é possível que a pessoa tenha a chamada língua pilosa negra. Entre outras causas, está a falta de escovação da língua.
O problema se caracteriza pelo alongamento das papilas gustativas existentes na língua, o que provoca um aspecto peludo. Assim, ela se torna escura, com coloração preta, marrom, verde ou amarela, tendo como causa o acúmulo de detritos, bactérias ou leveduras. A causa também pode ser uma infecção fúngica ou o excesso de ingestão de café e refrigerantes.
De qualquer forma, ao escovar a língua evita-se o problema. A escovação pode receber o nome de raspagem, já que existem instrumentos próprios para limpar a língua que se assemelham a uma colher. Assim, ela é colocada em cima da língua, no fundo e vem raspando a língua sem força, até a sua ponta.
Esse aparelho pode ajudar as pessoas que sentem dificuldade de limpar a língua com a escova de dente. Mesmo com ela, entretanto, é normal que as pessoas que tenham reflexo de restrição, ou seja, sentem náusea quando um objeto é colocado na língua, ache ruim. Porém, com o tempo se acostuma.

Nenhum comentário: