Problema do refrigerante nos dentes
Entre os efeitos do refrigerante para os dentes está a erosão dental, que é o resultado físico de uma perda de tecido duro da superfície dos dentes causada pelos ácidos e/ou quelantes, sem o envolvimento de bactérias. Embora não sejam os únicos, os refrigerantes são os principais causadores de erosões dentárias, podendo ser as consequências do refrigerante catastróficas para a saúde bucal.As perdas de tecido causam sintomas como sensibilidade, dor e má aparência. Além disso, a restauração do esmalte e/ou dentina perdidos é difícil de realizar, cara e exige um acompanhamento contínuo. Além disso, quanto mais se consome a bebida, mais e maiores são os problema dos refrigerantes nos dentes, sendo que eles podem ser até mesmo irreversíveis, quando atacam a estrutura superficial tanto do esmalte como da dentina.
Para combater as consequências do refrigerante é necessário reduzir a frequência com que se ingere a bebida, além de políticas públicas mais eficientes que promovam a conscientização sobre o hábito de escovar os dentes de forma correta. Também é importante saber do prejuízo que outros alimentos, bebidas e demais substâncias podem provocar nos dentes, para evitá-los.
Dicas para cuidar dos dentes
Além de evitar doces em exagero e demais alimentos com muito açúcar, é preciso fazer a escovação dos dentes sempre depois das refeições. Mas não basta usar a escova de dentes, é preciso agregar e tornar um hábito o uso do fio dental. Tanto um como o outro devem ser usados com cuidado, para não machucar a boca.Ao contrário do que muitas pessoas fazem, não precisa colocar força na escovação, isso pode provocar a retenção das gengivas. Alimentos ácidos e medicamentos também podem levar a danos semelhantes aos do refrigerante e, por isso, o melhor é que você escove os dentes mesmo depois de um lanche e se necessário depois de fazer uso de um fármaco
Nenhum comentário:
Postar um comentário