quinta-feira, 22 de agosto de 2013

PLANTAS VENENOSAS ENCONTRADAS EM CASA

grey PLANTAS VENENOSAS ENCONTRADAS EM CASA
- Abundância: essa planta é perigosa e pode matar pessoas de forma indireta. Quando ela é ingerida por animais, como o gado, a sua toxina se transporta para o leite e a carne que são consumidas pelas pessoas. Essa planta venenosa está associada à chamada “doença do leite”, que matou muitos no começo do século 19.
- Nuz-vômica: é a árvore da onde se extrai a estricnina, tendo origem da Índia e do sudeste asiático. A parte da planta venenosasão as sementes de dentro do fruto verde para laranja, devido aos seus alcaloides. Uma dose de 30 miligramas é suficiente para causar convulsões em um adulto, provocadas pela estimulação simultânea de gânglios sensoriais da coluna vertebral, o que pode levar à morte.
- Mamona: é uma das plantas perigosas mais prejudiciais, uma vez que a sua toxina denominada ricina está em todo o seu corpo, em especial, na sua semente, da onde é extraído também o seu óleo. A morte pode ser agonizante, já que a substância causa sensação de queimação na garganta e na boca, além de dor abdominal e diarreia com sangue e vômito.De origem do Mediterrâneo, é facilmente encontrada como ornamento nas casas.
- Trompeta de anjo: devido à semelhança é também chamada de lírio, porém, as suas flores são mais longas e com forma de trompete, sendo nativas daAmérica do Sul. A mais comum é a branca, mas também são encontradas as flores nas cores amarela, laranja e rosa. Toda planta possui a toxina, sendo usada para a preparação de chá, devido aos seus efeitos alucinógenos. Porém, uma super dose pode ser fatal.
- Beladona: é outra entre as plantas perigosascom efeitos alucinógenos, sendo nativa da Europa, norte da África e Ásia ocidental. Outros efeitos são a perda da voz, boca seca, dores de cabeça, dificuldade respiratória e convulsões. As bagas são as partes mais venenosas e, por serem doces, atraem as crianças.

Nenhum comentário: