quarta-feira, 17 de julho de 2013

VOVÓ QUE SAUDADES

Minha avó me ensinou a respeitar o próximo. Minha avó me ensinou a oferecer o meu lugar a um idoso quando de fato o assento é preferencial. Minha avó me ensinou a dizer: bom dia, boa tarde e boa noite. Minha avó me ensinou que o melhor presente é ouvir um “Obrigado” acompanhado de um sorriso. Minha avó me ensinou que eu sempre estou errada quando uma pessoa mais velha diz que estou. Minha avó me ensinou a abaixar a cabeça quando alguém estiver apontando minhas falhas. Minha avó me ensinou a reconhecer nas pessoas cada defeito, mas sem esquecer-se das qualidades. A minha avó me ensinou que quando morremos vamos todos para o mesmo lugar, e aos olhos de Deus somos todos iguais. Minha avó me ensinou que o meu ditado tem que ser “Primeiro o próximo, segundo o próximo e terceiro o próximo”. A minha avó me ensinou não julgar pela aparência, nem por religião, sexo ou classe social. Minha avó me ensinou que não sou melhor que ninguém e que uma tarefa bem feita ganha a sua gratidão. Minha avó me ensinou que sou humana e que errar é normal, mas persistir no erro é algo para ser conversado. Minha avó me ensinou a nunca passar ninguém para trás para ser favorecido em seu lugar. Minha avó me ensinou que orgulho é coisa de gente pobre. Minha avó me ensinou que pobreza é não ter caráter, personalidade e se importar somente consigo mesmo. Minha avó me ensinou que para eu ser rica basta eu amar um estranho como se fosse um grande amigo da família. A minha avó me ensinou que quando alguém não tem algo que precise, se tivermos em abundancia temos que dividir, mas não esperando algo em troca. A minha avó me ensinou nunca desistir dos meus objetivos e que tudo nessa vida é questão de fé. A minha avó me ensinou a não responder humilhações, por que a melhor resposta é aquela que não nos forçamos para dá, mas que é mostrada através das nossas atitudes. Minha avó me ensinou que amigo é para sempre e para todos os momentos. Ela me ensinou a não agir com falsidade, e não me importar com o que os outros pensem de mim por mais que incomode. Ela sabe que não sigo os ensinamentos dela ao pé da letra, mas tenho algo chamado humildade, e isso não foi ela que me ensinou a ter… Foi a vida.

Nenhum comentário: