terça-feira, 23 de julho de 2013

QUEIMADURAS – O QUE FAZER?, CUIDADOS, TRATAMENTO

grey QUEIMADURAS   O QUE FAZER?, CUIDADOS, TRATAMENTO

A primeira coisa a se fazer em caso de queimadura é resfriar a área atingida. Deixe água fria e corrente no local durante quinze ou vinte minutos. Depois que resfriou a queimadura, seque-a com uma toalha limpa e seca, mas com cuidado, pois mesmo depois de resfriado a área queimada, ainda pode estar muito dolorosa. Se por acaso acontecer de criar bolhas, nunca rompa ou estoure essas bolhas, pois elas podem causar infecção na área.
 
Depois de ter secado a área queimada, limpe novamente, mas dessa vez com soro fisiológico ou um sabonete anti-séptico. Segue a queimadura de novo, e tampe bem o ferimento.
E por fim, aplique um tópico protetor, como clorocresol e cubra a região com um curativo que não adere ao ferimento. É aconselhado trocar o curativo de dois em dois dias, até que a ferida esteja totalmente cicatrizada.
Existem alguns remédios caseiros que podem facilitar a cura da região queimada, como por exemplo, usar clara de ovo. Faça o seguinte: Depois de ter lavado a mão em água fria corrente, quebre dois ovos e separe a clara. Bata-as um pouco e coloque a região queimada em cima da clara batida. Dependendo do grau da queimadura, a clara vai secar e ficar uma película chamada colágeno natural. Deixa a região da queimadura um tempo nessa clara e depois tire. Limpe a área novamente e cubra com um curativo que não adere na pele. No mesmo dia, depois de um tempo, a queimadura não irá mais doer, só deixando a vermelhidão, que sairá por completo quando a ferida cicatrizar por completo.
Não é recomendado aplicar gelo na queimadura, pois pode danificar a pele na região queimada. Também não é recomendado aplicar manteiga, pois ela pode causar infecção, além de reter o calor na região queimada.

Não custa lembrar que essas são algumas dicas para lidar com queimaduras leves. Não deixe de sempre visitar o médico caso alguma queimadura aconteça, seja ela de primeiro grau ou mais forte.

Nenhum comentário: