sexta-feira, 19 de julho de 2013

ESTÁGIOS DO SONO – SONO NREM E SONO REM


grey ESTÁGIOS DO SONO   SONO NREM E SONO REM
REM, (movimento Rápido dos Olhos), ocupa aproximadamente 25% do nosso tempo de sono, é nesta fase que os sonhos ocorrem. Essencial para o bem-estar físico e psicológico do indivíduo, o sono Rem é a fase que o indivíduo exercita os sonhos e pesadelos durante a noite. E o N-REM, (movimento não rápido dos olhos) possui a função anabólica, sendo basicamente um período de conservação e recuperação da energia física que gastamos durante o dia, ocupa cerca de 75% do tempo do sono e divide-se em quatro períodos distintos, denominados estágios.
 
Cada estágio tem determinada duração, e se repete durante todo o sono. Sendo eles, o primeiro começa com uma leve sonolência, e dura aproximadamente 5 minutos neste período dizemos que a pessoa esta “cochilando”, é um estagio que o indivíduo esta em transição e pode ser facilmente despertado.
O segundo estágio, a pessoa já esta dormindo, mas não se encontra em um sono profundo. Tem duração de aproximadamente 15 minutos. Nesta fase os despertares podem ser confundidos com sonhos. O terceiro estágio é muito parecido com o último, caracteriza-se por ser uma fase de sono mais profunda e os estímulos para o despertar do indivíduo são maiores. No último estágio são 40 minutos de sono profundo, nesta fase é muito difícil acordar o indivíduo naturalmente. Depois de passado pelos quatro estágios o indivíduo vai retrocedendo aos estágios anteriores, e finalmente entra no período de sono Rem.
No período de sono Rem, também denominado paradoxal, pois o indivíduo passa por uma aparente declaração de verdade, denominada sonho. Neste período o indivíduo estará exercitando a sua mente através dos mais variados sonhos e pesadelos, que podem se limitar a acontecimentos normais do cotidiano, ou situações que jamais aconteceram, ativando os sentidos do nosso organismo.

Nenhum comentário: