terça-feira, 2 de julho de 2013

COMO PREPARAR UMA VERDADEIRA CARNE DE SOL



  • INGREDIENTES:
  • Preparar a carne

  • carne (contra filé, alcatra ou coxão-duro)
  • sal fino
  • Assar a carne
  • A peça de carne salgada
  • Manteiga de garrafa ou manteiga comum 

COMO FAZER:


Preparar a carne
Cortar a carne da forma tradicional da carne de sol, ou seja longa e grossa (tipo um pequeno lagarto) 
- o contra filé já tem o formato aproximado, deve-se tirar os excessos de gordura e pronto. 
- o alcatra pode ser cortado longitudinalmente de forma a conseguir o formato adequado. 
- já o coxão-duro, (meu preferido), corte uma fatia de aproximadamente 7 a 8cm, e depois tambem uns 6 a 7cm abaixo da capa de gordura corte como se estivesse desenrolando um rocambole, formando assim uma tira de perfil quadrado e comprido de carne. 

Preparação: 
Separe aproximadamente 55g de sal fino para cada quilo de carne. 
Passe 2/3 desse sal por toda a superficie da carne por igual, e reserve 1/3 para a segunda salga. 
Leve a carne salgada, em uma vasilha, para a geladeira por um periodo de 4 horas. 
Após as 4 horas, a carne já estará com uma colaração mais opaca, nos lugares onde recebeu o sal, observe a carne para saber se ficou alguma parte sem sal, estas partes estarão com a coloração mais proxima da carne fresca (sem sal).
Utilize o terço restante de sal para salgar principalmente as partes onde ainda não estavam bem salgadas. 

Coloque a carne salgada em um saco plastico bem fechado, porem de forma que a carne fique folgada lá dentro, com espaço para minar a água que vai sair da carne. Coloque esse saco dentro de uma vasilha, que pode ser de plastico tipo tupperware, e deixe de 18 a 24 horas na geladeira. 

Se tiver muita pressa, você já pode utilizar a carne. 

Se tiver paciência, e quiser uma carne explendida, ótima, maravilhosa, depois das primeiras 24 horas na geladeira leve ao freezer por uma semana. Este é o periodo onde o sal vai amolecer as fibras e maturar a carne. O resultado será no minimo 30% melhor.
Assar a carne
Quando for usar a carne lave a peça em agua corrente e depois deixe imersa em agua fria por uns 15 a 20 minutos, repita a imersão por tres vezes, trocando de agua. Agora você pode partir para a preparação. 

Passe uma camada de manteiga de garrafa (encontra-se a venda em casas do norte) ou se não tiver pode passar manteiga comum mesmo (jamais use margarina). E leve para a churrasqueira por uns 20 minutos. Atenção: o sal já pre-cozeu a carne, basta agora uma dourada por fora. Por dentro ela fica com a coloração rosada (mal passada) e muito macia. Quanto mais assar, mais dura fica. 
Tambem pode ser preparado no forno a (200 graus), banhando a carne com manteiga de garrafa e regando com a propria manteiga durante o tempo no forno, por um periodo de 30 minutos para “ao ponto” e 50 minutos, para quem gosta de mais passado.
O prato acompanha bem um queijo coalho assado, cebolas e uma farofa. Feijão de corda tambem cai muito bem. 
Bom apetite e lembrem de mim








k

2 comentários:

marcio almeida disse...

MUITO BOA A RECEITA DA UM OTIMO CHURRASCO

Roberto Smith disse...

kk vai a merda carne do sol que vai na geladeira, o processo foi criado justamente porque não havia geladeira/// bando de idiotas