domingo, 28 de abril de 2013


O QUE FALAR PARA OS FILHOS EM UMA SEPARAÇÃO DO CASAMENTO? – Muitas famílias estão se desfazendo devido a separação. Casais e seus filhos o encaram como uma medida normal, tomada quando o casamento já não está mais dando certo. Mas o que fazer quando é você quem está separando-se? E o principal, como contar ao filho?
grey O QUE FALAR PARA OS FILHOS EM UMA SEPARAÇÃO?
Primeiramente, deve-se ter certeza da separação, e caso seja positivo, deve-se chegar a um acordo quando acontecerá.
Após o casal decidir-se, chegou a hora de dar a notícia ao filho. Psicólogos aconselham que é menos doloroso para eles quando estão presentes todos os filhos, caso haja mais de um, e o casal.
Ao se sentarem com o filho, deverão, acima de tudo, explicar o motivo da separação. Pode ser até mesmo vergonhoso para alguns casais, mas é necessário que o filho seja informado o motivo que levou a esta desunião. Após isto, é aconselhável informar a data que decidiram e como a separação procederá. É recomendado que a separação não se estenda muito, nem que seja rápida demais. Deverá ser um tempo ideal para o filho aceitar a ideia.
É necessário decidir, juntamente com seu filho, o que irá acontecer com ele, sempre ressaltando o que ele vir a preferir. Esta é considerada uma das partes mais difíceis da separação, pois normalmente ambos querem a guarda do filho. É recomendado deixa-lo escolher com quem irá morar, ou caso não haja preferência, o casal recorrer a sua guarda.
O filho sofrerá uma fase dolorosa, por isso é importante sempre tranquilizá-lo, ouvindo seus medos e sentimentos, procurando a melhor forma de amenizar a sua dor. Devem sempre lembra-lo que ele sempre será amado por ambos, independente do que aconteça com o casal.
Não importando quem ficará com a guarda, o outro deve sempre realizar visitas a seu filho, passando um tempo com ele, principalmente no começo, para ele se acostumar com as mudanças e não ser tão difícil a aceitação no inicio da separação. Lembre-se que é comum seu filho, ainda mais quando pequeno, tenha algumas crises pensando que pode impedir a separação. Quando manifestações de agressividade, tristeza ou até mesmo notas escolares em declínio, sentem e conversem com ele, e se precisar expliquem novamente a situação.
É importante que o casal esteja junto para conversar com seu filho sobre a separação e lhe dar detalhes dos acontecimentos que antecederam e que procederão.

Nenhum comentário: