quinta-feira, 18 de abril de 2013

Não fique calvo sempre tem uma solução


QUEDA DE CABELO MASCULINO – Embora aquela marchinha de carnaval diga “é dos carecas que ela gostam mais”, a verdade é que poucos homens não se preocupam quando os fios começam a cair. A queda de cabelo masculino possui uma série de causas e se você quer evitar que isso aconteça, é importante saber os motivos e, se possível, fazer um tratamento para evitar ou atrasar esse acontecimento.
grey QUEDA DE CABELO MASCULINO   PREVENIR, CAUSAS, TRATAMENTO
Por outro lado, os fatores genéticos são um dos motivos da queda de cabelo masculino, os quais representam 50% das pessoas com pais que se tornaram calvos. Outra entre as causas é o alto nível de hormônio masculino DHT (di-hidrotestosterona) presente nos fios, que depois de algum tempo provoca a degradação do folículo do cabelo e oresultado é a diminuição do seu período ativo.
A grande quantidade de sebo no couro cabeludo também provoca a queda de cabelo masculino, já que o sebo possui DHT e pode entupir os poros do couro cabeludo, ocasionando a má nutrição da sua raiz. Uma forma de evitar isso é levar o cabelo com frequência, pois diminuem os seus níveis do óleo (sebo). Mas não são apenas esses os responsáveis pela queda de cabelo masculino, uma alimentação inadequada, ingestão de esteroides, estresse e doenças como o Lúpus ou a diabetes também podem provocar a queda dos fios.
No entanto, conforme a situação, alguns tratamentos podem surtir efeito. Ao perceber a queda anormal, o homem deve procurar um dermatologista, que vai avaliar qual o problema que pode estar ocasionando a queda. Quando os fatores forem hormonais, é possível fazer um tratamento que regule a sua produção. Se você perceber que, além da queda, nascem fios mais finos e fracos, medicamentos também podem solucionar o problema. Porém, não é indicada a automedicação porque alguns desses fármacos causam efeitos colaterais.
Uma maneira de prevenir é ingerindo alimentos que tenham vitamina B6 (alho, atum, couve-flor, aipo, repolho, aspargos, couve-de-folhas, entre outros) e zinco (banana, brócolis, carnes, cereais, mariscos, etc). Xampus antiqueda também costumam ajudar. Uma receita para fortalecer as raízes do cabelo é de uma bebida com iogurte, banana, leite magro e mel, pois ela é rica em biotina. Se o motivo da queda do cabelo masculino for estresse, exercícios como yoga podem ajudar, além de ter uma boa noite de sono.

Nenhum comentário: