quinta-feira, 11 de abril de 2013

Aprenda a aplicar pátina nos seus móveis


COMO APLICAR PÁTINA NOS MÓVEIS DE MADEIRA – É possível deixa aquela sua velha mesa ou estante de madeira com um ar sofisticado e novinho em folha com a aplicação de pátina em seus moveis de madeira. Confira aqui asdicas de como realizar a aplicação de pátina em seus moveis de madeira e dê um novo ar para sua casa! A aplicação de pátina é fácil, porém para se obter bons resultados é fundamental que você siga alguns passos importantes. Os passos básicos são:
grey COMO APLICAR PÁTINA NOS MÓVEIS DE MADEIRA   PASSO A PASSO
Primeiro passo, prepare a superfície da madeira. Esse passo é fundamental para se obter um bom resultado final. Geralmente os moveis de madeira velha estão com a aplicação de seu acabamento com ranhuras ou mesmo descascando partes do verniz. Você deverá remover todas essas imperfeições do antigo verniz antes de aplicar a pátina. Caso contrário, ela não ficará uniforme e poderá inclusive apresentar manchar.
Segundo passo, os materiais para a aplicação da pátina. Os materiais necessários são os seguintes: Lixa média e lixa fina para madeira, tinta látex, pincel largo, espátula, massa corrida, verniz incolor.
Terceiro passo, como fazer a textura da pátina. Após ter lixado e uniformizado a superfície de seu móvel de madeira com a lixa média para madeira você deverá aplicar a tinta látex de fundo com o pincel largo. Nesse passo, tenha em mente duas coisas, deixa a pintura de fundo uniforme e saiba que a madeira costura absorver muita tinta, por isso é recomendado que se faça duas mãos de tinta na pintura de fundo. Deixe secar bem. Feito isso, use a espátula para aplicar a massa corrida sobre a superfície d o móvel.
Nesse momento você irá criar, por assim dizer, propriamente o efeito de pátina sobre o móvel. Distribua de maneira uniforme o efeito que será criado com a massa corrida em toda a peça. Deixe secar a massa corrida. Após isso lixe a superfície com a lixa fina para madeira para retirar o excesso de textura e eventuais rebarbas que tenha ficado na aplicação da massa corrida.
Quarto passo, acabamento. O acabamento é dado com o verniz incolor. Distribua-o por toda a superfície de maneira uniforme. Ele dará durabilidade ao seu trabalho sobre a superfície da peça.
Dica. Você pode combinar quaisquer cores que desejar. Seja criativo na escolha das cores das tintas látex. Observe também que o efeito de pátina pode ser produzido de outros modos que não pela sobreposição não uniforme de uma tinta sobre a outra. É possível, por exemplo, aplicar as duas tintas de maneira uniforme e com uma palha de aço ou uma lixa fina para madeira desgastar a pintura superficial (ou mesmo as duas pinturas) e deixar a mostra, assim, as cores diferentes.

Nenhum comentário: